Graduação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sobre o curso

Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações.  Outra tarefa importante executada por esse profissional é a atualização constante dos sistemas, uma vez que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também com as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.
 
NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante
NDE é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente.O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.
 
Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema  está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.
 
O mercado de trabalho

O mercado de informática tem a característica de necessitar de atualização o tempo todo. Esse é o motivo de a demanda por profissionais sempre estar em alta. Empresas como IBM, HP, Totvs e DataSul são algumas das que costumam contratar esse profissional. Também há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos para empresas como oferecendo suporte técnico.

Fonte: Guia do Estudante