Graduação

Arquitetura e Urbanismo

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Marcela Assunção Faria

Valor da mensalidade em 2017: R$1.078,00


Sobre o curso

O profissional graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo da FASAR estará apto a projetar e coordenar construções e reformas de espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.  Ele determina quais serão os materiais utilizados na obra e faz a sua planta, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, qual será a funcionalidade do imóvel e sua iluminação.

O arquiteto atua nas etapas finais da obra. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Ele projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles residem. É um profissional de fundamental importância para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O mercado de trabalho

As cidades brasileiras em desenvolvimento têm uma demanda muito grande por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade. Isso cria um mercado de trabalho promissor. Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, construtoras e incorporadoras. Merece destaque o fato de que o mercado arquitetônico-urbano em Minas também cresce com o incremento do turismo.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante
NDE é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente.

O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Arquitetura e Urbanismo está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.