Graduação

Biomedicina

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Lilian Nobre de Moura

Valor da mensalidade em 2017: R$1.147,00


Sobre o curso

O Biomédico formado pela FASAR poderá atuar em vários níveis da área da saúde, integrando-se a programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizado e comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o. Poderá fazer parte de equipes multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica de cidadania e de ética.

O curso na FASAR

O biomédico egresso da FASAR deverá reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexibilidade do sistema. Contribuirá para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.

O mercado de trabalho 

O biomédico exercerá sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social. Poderá emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios. Ao realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres, ele deve responsabilizar-se tecnicamente, conforme o caso, por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, cito-patológicos, microbiológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.

O profissional da Biomedicina atuará também na pesquisa, desenvolvimento, seleção, proteção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia. Poderá realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluindo as análises de água, ar e esgoto. Atuará na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia. Exercerá atenção individual e coletiva na área das análises clínicas toxicológicas. Poderá atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos e também gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas. Atuará em análise por imagem-ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, dentre outros – excluída a emissão de laudo e interpretação em radiologia. Ao Biomédico formado pela FASAR lhe serão proporcionados, durante o curso, o desenvolvimento do espírito crítico e a responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana. Poderá exercer também o papel de educador, gerando e transmitindo os devidos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante
NDE é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Biomedicina. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Biomedicina na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente.

O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Biomedicina está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Biomedicina da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.