Graduação

Educação Física

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Josemara Fernandes Guedes de Sousa

Valor da mensalidade em 2017: R$630,00


Sobre o curso           

Ao longo do curso, são ministradas várias disciplinas da área de saúde, como bioquímica, anatomia e fisiologias. Estuda, ainda, bioestatística, ética profissional, marketing, afora disciplinas específicas, como todo o conhecimento do desenvolvimento motor, as modalidades esportivas, rítmicas, além do conhecimento das práticas de academia. Conta ainda, com o estágio supervisionado e a exigência da monografia de conclusão de curso.


O curso na FASAR 

O Curso de Educação Física da Faculdade Santa Rita - FASAR - é o mais completo da região.

O BACHARELADO busca formar profissionais qualificados para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável
.

O mercado de trabalho

A área de Educação Física é muito beneficiada no que se refere ao mercado de trabalho. Seu campo de atuação é muito amplo. O bacharel em Educação Física pode atuar nas escolas com formação de equipes esportivas (escolinhas de esportes), em clubes com qualquer modalidade esportiva, em academias de ginástica e musculação, artes maciais, dança e capoeira, escolas de ensino especial e centros de reabilitação, em academias de natação e outras atividades aquáticas, em empresas com ginástica laboral. Pode, ainda, atuar como personal training, gerenciar e administrar qualquer local que se destine à prática de atividade física.

É muito importante enfatizar a importância do trabalho dos educadores físicos na prescrição de atividades físicas como forma de prevenção às doenças crônicas degenerativas. Isso ampliou e muito o mercado de trabalho. Atualmente todos os postos de saúde devem ter um educador físico junto à sua equipe
.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Educação Física. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Educação Física na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes
.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Educação Física está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Educação Física da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos de extensão desenvolvidos juntamente com a comunidade como (ruas de lazer, apoio na organização e realização de eventos esportivos, consultoria em avaliações físicas, ginásticas laborais em SIPAT das empresas da região, entre outras).