Graduação

Engenharia Metalúrgica

> Grade

> Corpo Docente


Valor da mensalidade em 2017: R$925,00


Sobre o curso

Os dois primeiros anos são dedicados às disciplinas básicas comuns a todas as engenharias. A partir do terceiro ano, dominam as matérias específicas, entre elas processos de transformação, metalurgia extrativa e física. O aluno cumpre boa parte da carga horária em laboratório. Também se dedica ao estudo das variáveis dos processos de produção de metais e ligas e à caracterização das propriedades desses materiais. No fim do curso, são exigidos um estágio e um trabalho de conclusão.

Fonte: Guia do estudante

O curso na FASAR
    
O curso de Engenharia Metalúrgica da FASAR é o terceiro curso de graduação de Minas Gerais na área da Metalurgia. O curso propõe uma formação embasada no conjunto de conhecimentos empregados na transformação de minérios em metais e ligas metálicas e em suas aplicações industriais. Com profundo conhecimento dos metais e de suas propriedades, o engenheiro metalúrgico formado na FASAR será responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.  

Mercado de trabalho


O engenheiro metalúrgico atua em todo o processo, desde extração, refino e conformação até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas às diferentes finalidades. Ele desenvolve e adapta esses metais para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para a construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões. O engenheiro metalúrgico também combina metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades. Presente em quase todos os segmentos industriais, esse profissional é indispensável nas indústrias de base e no setor metalúrgico.   

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Engenharia Metalúrgica. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Engenharia Metalúrgica na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Engenharia Metalúrgica está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente. 

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Engenharia Metalúrgica da FASAR: 
  • Participação em congressos, eventos e seminários; 
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias; 
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.