Graduação

Geografia com formação em Meio Ambiente

Sobre o curso

Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área, podendo agregar conhecimentos específicos por meio da escolha de disciplinas eletivas. Muitas graduações direcionam a formação para um setor específico de atuação, como meio ambiente ou hidrologia aplicada.

Fonte: Guia do Estudante.

O curso na FASAR 

O curso de Geografia com formação curricular em Meio Ambiente faz com que os alunos compreendam a gênese e a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização dos espaços natural e instituído pelo homem. Na FASAR, ele é oferecido nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. O currículo é composto por disciplinas que abordam as bases conceituais e as teorias históricas da Geografia com 380 horas de aula específicas para a área ambiental.
O curso conta com os laboratórios de Geologia e Cartografia, e o de Geoprocessamento, onde são realizadas aulas práticas e pesquisas acadêmicas. Além dos laboratórios, o curso possui também uma miniestação meteorológica onde são coletados dados que informam o índice pluviométrico, as médias de temperatura e a velocidade e direção dos ventos. As teorias são praticadas nos laboratórios e os trabalhos de campo realizados, sistematicamente, a cada período de acordo com a demanda de cada disciplina.  

Mercado de trabalho 

Estudando o meio ambiente ou atuando diretamente em programas de desenvolvimento, esse profissional faz a ponte entre arquitetos, ecólogos, geólogos e agrônomos, ligando várias áreas do conhecimento. O profissional dessa área pode atuar em órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa, instituições de ensino. O bacharel pode atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal. Seu campo de ação envolve as atividades de reconhecimento, bem como o levantamento e mapeamento socioambiental, tendo-se em vista a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial, estudos demográficos, planejamento urbano e regional, gestão de recursos naturais e planejamento de áreas agrícolas, entre outros.             
O licenciado pode trabalhar como professor nos ensinos Fundamental e Médio, além de desenvolver atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE- é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Geografia com Meio Ambiente. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Geografia com Meio Ambiente na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente.

O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Geografia com Meio Ambiente está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente. 

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Geografia com Meio Ambiente da FaSaR: Participação em congressos, eventos e seminários; Visitas técnicas; Monitorias; Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.