AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA:
ESTUDO DE CASO BANCO DO BRASIL – AGÊNCIA CONSELHEIRO LAFAIETE-MG
Palavras-chave:
Avaliação de desempenho; Gestão de Desempenho Profissional; Banco do Brasil.Resumo
A avaliação de desempenho por competência é utilizada como um instrumento analítico voltado para relação entre os funcionários e a organização, particularmente no setor bancário. Considerando a relação direta existente entre uma instituição financeira e a área de RH, surgiu o questionamento quanto ao nível de satisfação dos funcionários com o sistema de avaliação de desempenho por competência. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção dos funcionários do Banco do Brasil na agência de Conselheiro Lafaiete – MG, com o método de avaliação de desempenho profissional por competência adotado pela empresa, conhecido como Gestão de Desempenho Profissional (GDP). A pesquisa teve caráter censitário e foi realizada entre os dias 08 a 15 de abril de 2014 com a participação de 26 funcionários, de um total de 40 funcionários da agencia. A coleta dos dados aconteceu por meio de questionários com a escala Likert, aplicados no ambiente de trabalho. Os dados coletados foram enviados para planilhas do programa Microsoft Excel, onde foram calculadas as médias dos dados referentes as respostas dos colaboradores. Embora a maioria das afirmações a respeito da GDP tenham apresentado maior índice de concordância por parte dos colaboradores, quando questionados sobre a satisfação com a GDP por competências como sistema de avaliação do banco, eles se mostraram insatisfeitos com essa metodologia. Por tudo isso, é necessário observar a opinião dos funcionários quanto as ferramentas utilizadas para a avaliação de desempenho dos mesmos, pois, eles são instrumentos essenciais para a organização atingir seus objetivos e metas.