SISTEMA PÊNDULO HÉLICE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA TEORIA DE CONTROLE
Palavras-chave:
Protótipo, Controle, Bancada didática, Pêndulo HéliceResumo
Os alunos tendem a possuir dificuldades em assimilar teoria com prática em determinadas disciplinas da graduação. Muitas vezes a falta de uma visualização prévia de tal abordagem dificulta o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como base este problema, a pesquisa visa desenvolver uma bancada didática utilizando um sistema pêndulo hélice para facilitar a aprendizagem da Teoria de Controle, na área da engenharia de Controle e Automação. Por meio desta questão, serão exibidos os itens necessários para tal desenvolvimento incluindo a elaboração de um roteiro prático para sua utilização e demonstração de seu funcionamento. De natureza aplicada, abordagem quantitativa e fins exploratórios, a pesquisa possui procedimento experimental, onde cria um protótipo de módulo didático a partir de uma análise de levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Para montagem do protótipo, foram utilizados Arduino Mega, potenciômetros, controlador ESC, motor Brushless, hélice e uma matriz de contato, além de cabos elétricos, tubos de PVC e chapas de madeira. Como resultado, o projeto apresenta a possibilidade de aprendizagem sobre Teoria de Sistemas de Controle além de sintonia de sistemas PID de forma intuitiva e prática.