RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO EM AMBOS PROCESSOS
Palavras-chave:
Motivação, Sistema de Gestão da Qualidade, Desempenho Organizacional.Resumo
Com um mercado instável e a competição cada vez mais acirrada as empresas necessitam se estruturar de forma a se manter competitivas. Dentre as premissas da competividade se encontra a qualidade como a principal. A busca pela qualidade e pela melhoria no desempenho tem incentivado as organizações a cada vez mais implantarem o sistema de gestão da qualidade. Neste contexto emerge o colaborador como fator fundamental para a efetiva pratica da qualidade. Por meio da metodologia revisão sistemática de literatura, o presente trabalho visa analisar a relação entre o sistema de gestão da qualidade e desempenho organizacional e como a motivação do colaborador influência em ambos os processos. Com base na pesquisa, pode-se concluir o colaborador motivado é a peça determinante para a implementação bem-sucedida e manutenção do sistema de gestão da qualidade. Pode se concluir também, que o sistema de gestão da qualidade influência de forma positiva o desempenho organizacional de forma geral.