A UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS FERRAMENTAS PARA A REDUÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS DO VAREJO FÍSICO, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DE SEUS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOQUE
Palavras-chave:
E-comerce; Qualidade; Logística; Indicadores; PDCAResumo
O crescimento considerável do e-comerce aliado ao recesso da economia, tem provocado uma série de impactos econômicos nos recursos de várias empresas no Brasil. Em função deste cenário, o objetivo desta pesquisa foi iniciar um projeto de gestão de qualidade afim de avaliar a eficácia da logística empregada pela empresa, bem como a eficiência de seu canal de distribuição. A metodologia abrangeu a coleta de dados quantitativos em relação as vendas de cada mês nos períodos de 2015 a 2017. A análise se deu pela implementação das ferramentas da qualidade, como o ciclo PDCA, onde foram levantados diversos indicadores de desempenho, entre elas a evolução das receitas, indicie de reclamações, de depreciação, margens de rentabilidade e estoque parado. A partir dos dados obtidos, constatou-se que diversos desses indicadores se encontravam sem um padrão gerencial eficiente apresentando resultados abaixo dos pretendidos pela empresa. Durante o período em que se estendeu o estudo, observou-se uma grande evolução nesses indicadores, diminuindo o impacto negativo gerado pela grande demanda do e-comerce. Mais em contrapartida, constatou-se também que há uma grande jornada a ser enfrentada pelas organizações brasileiras afim de otimizarem seus processos logísticos para um melhor desempenho em seus canais de suprimentos.
Palavras-chave: E-comerce; Qualidade; Logística; Indicadores; PDCA.