PERCEPÇÃO, APREENSÃO E CONSTRUÇÃO ESPACIAL EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE EM GEOGRAFIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “MARIA DO ROSÁRIO”
Palavras-chave:
educação especial; espaço; lateralidade; ensino-aprendizagem; geografia.Resumo
O presente artigo aborda uma experiência docente no ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais por meio da descrição dos resultados obtidos no projeto “Percepção, apreensão e construção espacial”. A ação pedagógica em questão foi desenvolvida durante o ano letivo de 2015, com alunos do 3º Período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Estadual de Educação Especial “Maria do Rosário”, localizado em Barbacena, Minas Gerais. Todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem do projeto contaram com a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e com metodologias didáticas devidamente adaptadas às características dos discentes. Neste estudo se pôde constatar que alunos com necessidades educacionais especiais têm suas próprias maneiras de apreensão, compreensão e construção do espaço geográfico, relacionadas à aspectos práticos e afetivos, diferentes tanto de estudantes da educação infantil quanto do ensino regular.